Total de visualizações de página

quarta-feira, 31 de março de 2010

AS ESSÊNCIAS FLORAIS NO PROCESSO DE CURA DAS FERIDAS DA ALMA


Na ''noite escura da alma'', as essência Florais poderão nos ajudar a resgatar a confiança de que nao há neste universo, força alguma maior que o Amor. Poderão nos lembrar que somos amor. Que esta é a nossa verdadeira natureza, ajudando-nos então a resgatar a fé, nosso poder interior e nossa capacidade de transceder aos nossos próprios limites.
Muitas vezes, os padrões de desamor que foram aliviados ou equilibrados através da utilização de essências florais voltam. São novamente aliviados com a mesma essência floral ou com outras essências que vem nos auxiliando a superar este padrão negativo através do ancoramento de outras virtudes complementares. Achamos que nos curamos, e novamente, passado algum tempo, aqueles mesmo padrões ou sentimentos tornam a voltar. E chegamos a pensar que realmente as essências florais já não funcionam para nós, que o terapeuta não é competente, etc. Por que isso acontece? O que está errado? Nada, nada está errado. Nem nós, nem o terapeuta, nem os florais. É assim mesmo. O processo de cura de padrões de separação e desamor profundamente arraigados em nossa alma é lento. São muitas camadas superpostas que precisam ir sendo suavemente dissolvidas.
Este movimento pode trazer momentos desafiadores ou dolorosos, e são necessários tempo, dedicação, disciplina e apoio de um terapeuta floral experiente para nos auxiliar nesta travessia. A superação de alguns destes padrões negativos muito arraigados em nossa alma frequentemente nos conduz a um novo aprendizado: nosso Ego é instado a se render, se entregar a guiança de um Poder maior: A fonte de onde emana o amor e a compaixão necessários para a cura verdadeira. E as essências florais podem nos trazer muitas das ferramentas necessárias para o sucesso deste aprendixado.
Nosso Ego precisará também aprender que o caminho em direção a esta fonte passa pela nossa auto-educação, pela conquista da humildade, da compaixão, do sentimento de merecimento e de tantas outras virtudes necessárias para que possamos reconhece-lá dentro de nós. As essências florais nao têm o poder de substituir a disciplina necessária para o ancoramento destas conquistas e tampouco têm o poder de interferirno livre arbítrio de nossa alma. Elas desvelam os segredos das virtudes, mas somos nós que escolhemos se queremos ou não abraçá-las.
Frequentemente precisamos de muito tempo, muitos anos ás vezes, para ancorar firmemente em nossa personalidade, mesmo com o apoio da terapia floral, o amor, a compaixão, o discernimento, a força interior e a disciplina necessária para que possamos assumir integralmente a responsabilidade por tudo o que acontecer em nossas vidas. este é um Portal. Ao atravessá-lo, as essências florais nos auxiliam a contatar, aceitar, integrar e aprender a amar aquelas partes de nossa alma que se esqueceram de que são manifestações do divino; partes de nós mesmos que podem estar comprometidas com o medo, a dor, a crueldade e toda uma miríade de formas e ilusões geradas pela separação e desamor. é de lá que brotam aqueles padrões que tendem a estar sempre voltando. este processo não é fácil e leva tempo. Às vezes, toda uma vida. A ilusão da separação nos leva a perder muito tempo responsabilizando o outro, os nossos familiares, a falta de sorte e a ''injustiça da vida'', pelos nossos sofrimentos e insucessos.
Durante este processo as essências florais trazem alívio, ajudam a manter o equilíbrio e fortalecem cada vez mais o nosso desejo de autocura e paz. Vão nos apoiando amorosamente sempre que necessário até que nossa dedicação, nossos esforços, nossas preces, o cultivo da disciplina, da compaixão e da nossa entrega a um poder maior tornem possível a cura da ferida em nossa alma que se alimenta deste padrão de desamor.

REFERÊNCIA: Grillo, R. D. M. REPERTÓRIO DAS ESSÊNCIAS FLORAIS FILHAS DE GAIA. Petrópolis, RJ, 2001.

"As mulheres honram o seu Caminho Sagrado quando se dão conta do conhecimento intuitivo inerente a sua natureza receptiva. As mulheres precisam aprender a amar, compreender, e, desta forma, curar umas às outras. Cada uma delas pode penetrar no silêncio do próprio coração para que lhe seja revelada a beleza do recolhimento e da receptividade". Jamie Sams

terça-feira, 30 de março de 2010

Naturologia Aplicada


A Naturologia é uma profissão da área da saúde que utiliza métodos naturais, tradicionais e modernos de cuidado, visando a promoção, manutenção e recuperação da saúde, a melhoria da qualidade de vida e o equilíbrio do ser humano com o meio em que vive. Isso se deve ao fato de que atualmente, os processos de saúde são considerados como desencadeadores do bem estar e da qualidade de vida e estão intrinsecamente relacionados aos níveis psíquicos, emocionais, físicos e sociais. Caracteriza-se por uma abordagem integral na área da saúde pela relação de interagência do ser humano consigo, com o próximo e com o meio ambiente, com o objetivo de promoção, manutenção e recuperação da saúde e da qualidade de vida.
O processo naturológico visa em primeira instância, o tratamento do ser humano com seus processos de saúde e doença focalizando trabalhar em conjunto com outras áreas da saúde, pois o naturólogo tem o importante papel de fazer um trabalho complementar (e não alternativo) observando seu campo de atuação diante de um caso clínico mas também fazendo os devidos encaminhamentos para os demais profissionais da saúde - fisioterapeutas, médicos, psicólogos, dentistas, nutricionistas, entre outros.
O quadro mundial demonstra grande expansão desta profissão e países como o Canadá, Portugal, França, Itália e Inglaterra contam com a Naturologia como uma ferramenta de bem-estar e qualidade de vida.
''A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça acabe sem aplausos''. Charlie Chaplin